Seleccionando as cores
Nenhum outro produto na terra usufrui de tratamento mais cuidadoso no que concerne à sua apresentação e embalagem, que começa com a perfeita harmonia das cores nas capas de cada caixa.
As capas apresentam tonalidades de cor diferenciadas, conferindo-se grande cuidado em assegurar que todos os charutos dentro da mesma caixa tenham exactamente a mesma tonalidade.
A cor de uma folha de capa de um Habano é completamente natural. Não é utilizado nenhum processo artificial para alterar o tipo de cor da capa. As folhas dos níveis superiores da planta são, naturalmente mais escuras, escurecendo ainda mais durante o processo de fermentação.
Os Escogedores ou Seleccionadores estão entre os trabalhadores que contam com mais experiência na fábrica e trabalham em pares para garantir igual tonalidade nas cores da capa nas caixas ou maços de Habanos.
Um Escogedor escolhe os charutos em bruto, dividindo-os por cores e tonalidades de cada cor, seguindo um padrão de colunas e filas que podem facilmente representar mais de 60 tonalidades perfeitamente diferenciadas.
Um segundo Escogedor escolhe então os charutos dentro de cada cor para encher uma caixa, ordenando-os de modo tal que qualquer diferença no interior da caixa, por mais ligeira, seja vista do mais escuro ao mais claro, da esquerda para a direita. Da mesma forma, o Escogedor escolhe que face de cada Habano ficará na parte superior da mesma.
Nesta etapa qualquer um deles recusará aqueles charutos que não tenham a aparência adequada.