Envelhecendo as folhas de tabaco

Existem duas formas diferentes através das quais os Habanos podem sair beneficiados com o passar do tempo:

• Uma delas é, antes dos Habanos serem manufacturados, quando as folhas de tabaco são deixadas a envelhecer por um período de tempo adicional;

• A outra acontece após os Habanos terem sido elaborados e colocados nas respectivas caixas.

Vários tipos de categorias existem no seio da Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) Habanos que foram reconhecidos pelo Conselho Regulador.

As suas características únicas merecem especial atenção.

Envelhecimento das tripas e dos capotes em pacas.

ENVELHECENDO AS FOLHAS DE TABACO

Uma vez cumpridos os longos e complexos processos de cura, fermentação e envelhecimento, as folhas de tabaco estão totalmente preparadas para serem transformadas em Habanos. Em todo o caso, da mesma forma que a mais valorizada das bebidas espirituosas, tais como, os melhores Cognacs, Whiskies ou Runs que se envelhecem durante muitos anos em barris de Carvalho para que melhorem, os tabacos para Habanos podem ser beneficiados com um período extra de envelhecimento: taninos são libertados, o que confere um sabor mais redondo, doce e aromático às folhas de tabaco.

Desde 1999, tercios e pacas de todos os tipos diferentes de folhas, seleccionadas pela sua capacidade de serem submetidas ao envelhecimento, têm sido reservadas em cada colheita, sendo guardadas em armazéns especiais em Havana. Como resultado disto há existências de folhas de tabacos envelhecidas para criar Habanos especiais, produzidos em pequenas quantidades e concebidos para atrair os amantes mais entendidos.

A maior parte destas folhas de tabaco são usadas em produções especiais de Habanos que se lançam esporadicamente. Em alguns casos todas as folhas que contém um Habano foram especialmente envelhecidas. Noutros casos, o envelhecimento adicional diz unicamente respeito às folhas de capa.

Envelhecimento de capas em tercios feitos de yagua

As categorias destes Habanos, aprovadas pelo Conselho Regulador de Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) Habanos, são descritas seguidamente:

O envelhecimento da matéria-prima 

RESERVA 

O termo Reserva é usado para qualificar Habanos cujas folhas de tripa, capote e capa foram envelhecidas em tercios e pacas pelo menos durante 3 anos antes de se proceder à elaboração do Habano na fábrica correspondente.

Unicamente, folhas especialmente seleccionadas provenientes de Vuelta Abajo, são usadas para produzir a Reserva Habanos.

A primeira Reserva foi produzida e apresentada em 2003, elaborada com folhas de tabaco da colheita de 1999. Mais tarde foram produzidas Reservas, com folhas da colheita do ano 2000 e 2002.

São produzidas, exclusivamente quantidades limitadas de Habanos de Reserva em cada produção. São apresentadas em apenas 5.000 elegantes caixas lacadas e numeradas individualmente, que contêm 20 unidades de cada exemplar. Todos os Habanos contam com uma segunda cinta nas cores negra e prateada, que os identifica como Reserva.

GRAN RESERVA 

O termo Gran Reserva é aplicado, exclusivamente, a Habanos cujas folhas de tripa, capote e capa foram envelhecidas durante pelo menos 5 anos antes de se torcer o Habano na fábrica.

Apenas as melhores folhas seleccionadas de Vuelta Abajo, a região que produz o melhor tabaco de Cuba, são utilizadas para serem envelhecidas durante um longo e cuidadoso processo, que garante, uma vez chegado o momento de tornar-se num Habano, proporcionar um aroma e sabor únicos.

A primeira Gran Reserva de Habanos foi apresentada em 2009, produzida com folhas colhidas em 2003. Foi apresentada em apenas 5.000 elegantes caixas lacadas de forma individual e numeradas com 15 Habanos cada. Cada Habano foi identificado como Gran Reserva com uma segunda cinta nas cores negra e dourada.

Uma segunda vitola de grande renome, foi lançada como Gran Reserva em 2011, produzida com folhas de tabaco colhidas em 2005.

EDICIÓN LIMITADA

Os primeiros Habanos de Edición Limitada (Edição Limitada) foram introduzidos no ano 2000 e desde então todos os anos têm existido entre 3 a 5 produções anuais, com excepção de 2002.

As capas da Edição Limitada são mais escuras que as dos Habanos padrão. As capas mais escuras são provenientes de folhas dos níveis superiores das plantas de tabaco tapado, que são mais grossas. Estas folhas requerem períodos de envelhecimento mais longos de fermentação e envelhecimento de pelo menos 2 anos antes de serem transformadas em Habanos.

De início, apenas as folhas de capas da Edição Limitada contavam com um envelhecimento adicional. Desde 2007 também as folhas de tripa e capote integram um processo de envelhecimento de, pelo menos, 2 anos.

As caixas apresentam um símbolo exterior negro e dourado que indica pertencerem à Edição Limitada, bem como o ano em que foram apresentadas. Cada Habano conta por sua vez com uma segunda cinta com essa mesma informação.

MADURO 5

A capa Maduro 5 diferencia-se de outros Habanos mencionados nesta secção por dois motivos. Primeiro porque é um Habano de gama padrão e não se trata de uma especialidade. Segundo porque oferece um exemplo de Habano no qual apenas uma das suas folhas, a capa madura, leva um período adicional de envelhecimento.

Apresentado em 2007, as três vitolas da Línea Maduro 5 são revestidas com capas que foram colhidas nos níveis superiores da planta de tabaco tapado, para assegurar que uma vez envelhecidas são suficientemente escuras para merecer a classificação de maduro. Estas folhas, que em Cuba são produzidas por processos totalmente naturais, requerem um período extra de fermentação e envelhecimento. Neste caso são envelhecidas por um período mínimo de 5 anos, como o próprio nome da linha indica, antes de serem torcidas em Habanos.

Existem diferentes teorias no mundo sobre quanto influi a capa no sabor de um Habano. De qualquer forma, poucos discutem que a capa cubana madura acrescenta uma doçura significativa e um aroma distinto ao misto de sabor.

Artigos relacionados

Já conhece a nossa newsletter?

Descubra as últimas novidades do mundo do charuto e os melhores produtos das nossas lojas.

Tem mais de 18 anos?

Os produtos e conteúdos deste website destinam-se a um público adulto.

Ao confirmar a sua idade, estará a concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade.