Cuba foi a primeira a introduzir a clássica caixa de Habanos decorada, em meados do século XIX, que ainda hoje continua a ser a forma mais conhecida de embalar Habanos, mesmo que não seja a única.
As originais decorações da caixa denominam-se Habilitaciones. Cada etiqueta tem o seu próprio nome e todas são colocadas à mão.
Algumas etiquetas são colocadas antes de encher a caixa e outras são aplicadas mais tarde.
Antes de fechar a caixa, efectua-se sempre um controlo de qualidade que é realizada pelo Revisadores.
Os seus olhos experientes verificam as cores e a ordem devida dos Habanos, a correcta execução da colocação das cintas, e fundamentalmente, o aspecto de todos e cada um dos Habanos da caixa.
Os Habanos que não passam no controlo de qualidade colocam-se ao contrário, sendo a caixa devolvida ao Escogedor para que corrija a situação.
A VISTA
É uma celebração pictórica da marca, frequentemente romântica, com muitos dourados e em relevo. As Vistas apresentam regularmente: medalhas obtidas pela marca, os antigos escudos reais, imagens históricas e comentários acerca da marca.
A CUBIERTA
É a parte superior da caixa. Incorpora normalmente a marca e o logotipo impressos numa habilitación, muitas vezes com desenhos inspirados nos ferros que eram gravados directamente sobre a madeira.
O FILETE
É a franja decorativa que sela as uniões e bordos da caixa, assim como esconde a dobradiça da tampa.
A PAPELETA
É um selo rectangular ou oval que é colocado no lado mais curto da caixa.
O BOFETÓN
É uma folha de papel que se encontra dentro da caixa. Está decorada e serve para proteger os Habanos.
O TAPACLAVO
É um selo que se fixa sobre o prego que segura a tampa de algumas caixas.
O COSTERO
É a franja colorida sobre os lados mais curtos da caixa que frequentemente indica a vitola de salida ou o nome comercial do Habano.
O LARGUERO
É o lado mais longo da caixa que com frequência leva impressa a marca.
A ANILLA (CINTA)
Expressão usada em Cuba. A expressão mais comum usada noutros locais é vitola (daí a expressão vitolfilia para os coleccionadores de cintas de Habano), contudo esta palavra tem outro significado em Cuba: Vitola significa um tamanho e forma particular de Habano.