Os Casamentos

Seja de manhã, tarde ou noite o momento eleito, o prazer de fumar um bom Habano é uma cerimónia muito particular de cada apreciador.

Em certos momentos alguns preferem desfrutar acompanhados unicamente pela incomparável gama de sabores e aromas do Habano. Noutras alturas, podem gostar de compartilhar o usufruto de um Habano com outros “convidados”, que ao serem combinados, enriquecem e conferem novas sensações e sabores às papilas gustativas.

O mais usual é casar o Habano com algum licor, como Whiskies de Malte, Cognacs e Portos envelhecidos. Nos últimos anos, no entanto, aprecia-se um aumento nas possibilidades de combinar o sabor do Habano no paladar com outros produtos. Desde a melhor gastronomia, bebidas, como vinhos de todo o tipo, champanhes e cocktails, as melhores variedades de cafés e chás, saborosos chocolates, inclusive os mais selectos tipos de canapés.

HABANOSOMMELIER

Na primeira linha desta nova tendência estiveram os Habanosommeliers. Praticamente desconhecidos no século passado, hoje em dia a maior parte dos melhores restaurantes do mundo onde existem espaços para fumadores, incluem um extenso conhecimento do mundo do Habano através dos seus sommeliers ou sumilleres.

Desde 2002, Habanos S.A. organiza todos os anos, um concurso internacional Habanosommelier nos quais os vencedores dos concursos locais de todo o mundo se reúnem em Havana durante a semana do Festival del Habano (ver página 176) para esgrimir quem será o campeão mundial desse ano. Os participantes devem conhecer de que modo é cultivado o tabaco em Cuba e como se elaboram os Habanos. Devem ainda conhecer todas as vitolas em cada uma das principais marcas de Habanos, bem como conhecer as suas fortalezas. Cada um tem de apresentar um casamento perfeito de um Habano com uma bebida específica e é avaliado na preparação e no servir de ambos os produtos seleccionados.

Munidos com os seus conhecimentos, os Habanosommeliers estão a alargar os horizontes do usufruto dos Habanos em combinação com outros produtos, em muitos casos de qualidade, história e tradição similares.

O HABANO E OUTROS PRODUTOS 

AS TEORIAS DO CASAMENTO

Na última década, a lista de bebidas associadas aos Habanos é impressionante. Às bebidas espirituosas como o Cognac, podem ser acrescentadas o Armagnac, o Brandy de Jerez, tanto Whiskies de Malte como Blended, Tequilla, e claro está Runs Cubanos. Na categoria de vinhos encontramos Portos, Champanhes, Jerez, vinhos brancos e tintos de muitas e prestigiadas denominações de origem do mundo.

O delicado sabor do Presunto Ibérico num canapé foi também identificado como um complemento adequado para um bom Habano, da mesma forma, que por vezes se chegou a incluir, inclusive, folhas de tabaco nas receitas de certos chocolates mais selectos.

Tendo em linha de conta que existem mais de 250 Habanos diferentes de gama padrão em 27 marcas entre as quais pode escolher, sem esquecer as especialidades que são produzidas todos os anos, bem como aqueles Habanos envelhecidos comprados há alguns anos que tantos apreciadores conservam em suas casas, o número de combinações possíveis é enorme.

Regra geral, o cenário mais comum para seleccionar um enlace é propor dois produtos de fortalezas similares, para assim garantir que nenhum se dois se sobreponha ao outro. Consequentemente, seria apropriado degustar um Habano de grande fortaleza com um rum poderoso envelhecido durante muitos anos em barris de carvalho. Em qualquer caso, os opostos também se podem atrair, pelo que não devemos evitar, por exemplo, degustar um Habano forte com um Armagnac de perfil mais suave.

De qualquer maneira, o essencial é encontrar combinações de grandes produtos que agradem o seu paladar.

Eleja os seus Habanos preferidos, deixe-se aconselhar por um perito, como um Habanosommelier e comece a explorar.

 

Artigos relacionados

Já conhece a nossa newsletter?

Descubra as últimas novidades do mundo do charuto e os melhores produtos das nossas lojas.

Tem mais de 18 anos?

Os produtos e conteúdos deste website destinam-se a um público adulto.

Ao confirmar a sua idade, estará a concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade.