O EXTRAORDINÁRIO TRABALHO QUE COADJUVA O TABACO TAPADO
As folhas usadas na capa são realmente excepcionais em todos os sentidos. Após 10 a 20 dias do início da temporada de crescimento, cobrem-se completamente os campos com tela de tapado, uma visão impressionante. Posteriormente, ata-se de forma individual cada planta a um arame que se encontra por debaixo da tela.
O risco constitui um factor primordial. As plantas devem receber a quantidade de água adequada no momento certo.
As vegas ou campos de primeira categoria têm o seu próprio estilo especial de cultivo e isso pressupõe trabalho particularmente árduo.
O veguero ou agricultor pode ter a seu cargo meio milhão de plantas ou mais e deverá visitar cada uma delas mais de 150 vezes durante a temporada de cultivo. Cada folha de cada planta é importante.
As pequenas sementes saem da flor do tabaco seca. Mil pequenas sementes de tabaco cabem na palma de uma mão e são suficientes para produzir mais de 30 000 capas.
O ANO DO VEGUERO
O trabalho começa durante os meses quentes de Junho e Julho, prosseguindo sem descanso por um período de nove meses.
São plantados diferentes campos em momentos distintos para assim distribuir a carga laboral em cada temporada. O período que medeia entre a sementeira e a colheita é cerca de 17 semanas para as plantas semeadas à sombra (tabaco tapado para capa). Para as que são plantadas ao ar livre em pleno sol (tripa e capote) o prazo é de cerca de 16 semanas.
O SABOR CRESCE A CÉU ABERTO
O sol de Cuba realiza a sua magia para conseguir a riqueza na variedade de sabores das plantas cultivadas a céu aberto, que fornecem as folhas de tripa e de capote.