ANAP: Asociación Nacional de Agricultores Pequeños ou Associação Nacional de Pequenos Agricultores, com representação no Conselho Regulador de Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) Habanos.
ANILLA (CINTA): Termo usado em Cuba para designar as cintas dos Habanos (em Espanha denomina-se vitola).
ACOPIO Y BENEFICIO (APROVISIONAMENTO E BENEFICIO): processos pelos quais passa o tabaco após ser colhido até que chega às pacas e tercios para ser envelhecido.
APORQUE: Amontoar a terra à volta da base da planta do tabaco para promover o desenvolvimento de raízes fortes.
BARAJITA: Nome que se dá ao departamento onde se elabora as ligadas na fábrica. Denomina-se La Barajita, porque o processo de preparar as folhas para uma ligada é muito similar ao processo de baralhar cartas.
BONCHE: Cilindro que se forma quando o capote foi enrolado sobre as folhas de tripa.
BOQUILLA: Pé do charuto, parte por onde se acende o Habano.
CAJUELA: Ver Mini- Rodero
CAPA: A folha exterior visível do Habano. Cobre a folha de Capote (que por sua vez contém as folhas de tripa).
CAPOTE: A folha seleccionada de entre as folhas de volado mais longas que crescem na parte inferior da planta. Serve para fazer o bonche.
CASA DE TABACO: Uma espécie de celeiro no qual é levado a cabo o processo de cura da folha nas plantações.
CASQUILLO: Elemento cilíndrico que é usado para cortar uma pequena secção da folha de capa com o propósito de completar a cabeça.
CATADORES (AVALIADORES): Aqueles que diariamente provam os Habanos nas fábricas.
CEDROS: Madeira de cedro usada para envolver Habanos. Também é utilizada como divisória entre as filas de Habanos dentro das caixas.
CEPO: Instrumento utilizado para verificar a longitude e o diâmetro de um Habano já concluído. Também significa diâmetro de um Habano.
CHAVETA: Faca semicircular utilizada pelos Torcedores.
CLARO: Descrição da tonalidade de uma capa castanha clara.
COLORADO: Descrição da cor de uma capa castanha. Também existe Colorado Claro e Colorado Maduro (castanho escuro).
COMISIÓN NACIONAL DE DEGUSTACIÓN: Comissão Nacional de Degustação, entidade composto pelos melhores catadores (avaliadores de Habanos) de Cuba adstrita ao Instituto de Investigações do Tabaco, que coordena em conjunto com o Conselho Regulador. Tem uma importante função para o controlo de qualidade e de uniformização das ligadas de marcas e vitolas, assim como também de variedades.
CONSEJO REGULADOR DE LA DENOMINACION DE ORIGEN PROTEGIDA (D.O.P.) HABANOS: Conselho Regulador Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) Habanos, é o órgão que agrupa todas as organizações que se responsabilizam pelas normas de produção do tabaco em Cuba, desde as vegas de tabaco até às caixas de Habanos já concluídas. É composto pela seguintes organizações: Tabacuba, Asociación Nacional de Agricultores pequeños (ANAP), la Empresa de Acopio y Beneficio del Tabaco, el Instituto de Investigaciones del Tabaco, Cubatabaco y Habanos s.a.
CORTAPERILLAS (CORTA-CHARUTOS OU GUILHOTINAS): Nome dado aos instrumentos que cortam a parte por onde se leva o Habano à boca.
CUJE: Pau de madeira sobre o qual se colocam folhas enfiadas aos pares, que depois são penduradas dentro de Casa de Tabaco.
CURACIÓN (CURA): Processo de secagem que sofrem as folhas dentro da Casa de Tabaco.
DESBOTONAR: Acção que consiste em extirpar a gema superior da planta para concentrar a força no desenvolvimento das demais folhas.
DESHIJE (DESFILHAR): Acção de eliminar os rebentos que surgem nas axilas das folhas depois do desbotonar.
DESPALILLO: Local onde se realiza a extracção das partes inferiores dos veios centrais das folhas de capote e tripa seleccionadas. É onde as folhas de seco, ligero e medio tiempo realizam os processos de segunda e terceira fermentação. As folhas de volado e capote, por sua vez, experimentam um arejamento e uma segunda fermentação.
DESPALILLADORAS: Mulheres que se dedicam à acção de despalillar os veios das folhas de capote e da tripa (nos Despalillos), e as folhas de capa (nas Fábricas).
EDICIÓN LIMITADA (EDIÇÃO LIMITADA): Habanos que foram elaborados com folhas de tripa, capa e capote envelhecidas durante pelo menos 2 anos antes de serem torcidos os Habanos. As folhas de capa, além do mais, provêm das partes foliares superiores da planta de tabaco tapado, sendo que uma vez envelhecidas, lhes confere uma cor mais escura. São identificadas com um identificativo externo na caixa, bem como uma segunda cinta dourada e negra na qual aparece o ano em que é lançada essa mesma vitola.
ENSARTE (ENFIAR): Consiste em unir as folhas mediante um fio e colocá-las em cujes, ficando penduradas umas com as outras para o processo de cura tradicional ao ar. Também usado como termo alternativo para descrever o método de colheita folha a folha.
ESCAPARATE: Sala nas fábricas onde são armazenados os Habanos a uma temperatura que oscila entre 16 ºC e 18 ºC, com uma percentagem de humidade que oscila entre 65% e 70 %, para que se recuperem do rigoroso processo de fabrico.
ESCOGEDORES (SELECCIONADORES): Pessoas que trabalham em pares para garantir igual tonalidade nas cores da capa nas caixas ou maços de Habanos.
ESCOGIDA (SELECÇÃO): Local onde se seleccionam as folhas para serem capas, tripa e capote, bem como onde se realiza a fermentação das folhas de capa. Realiza-se ainda aqui a classificação de todas as folhas: capas, tripas e capotes.
FIGURADO: Um Habano com um formato que não é cilíndrico, pontiagudo num dos extremos, ou duplo figurado, pontiagudo em ambas as extremidades.
FORTALEZA: Equivale a tiempo. Fortaleza 1, 2, 3 e 4 são sinónimos, respectivamente, para Volado, Seco, Ligero e Medio Tiempo.
GALERA: Lugar da fábrica onde se confeccionam à mão os Habanos.
GAVILLA: Grupo de folhas de tabaco classificadas, amarradas entre si para facilitar o seu manuseamento.
GOMA: Goma vegetal insípida e inodora, regra geral da leguminosa tragacanto, utilizada pelos Torcedores para fixar o gorro (ou tampa) de cada Habano.
GRAN RESERVA: Habanos nos quais as folhas de tripa, capote e capa, foram envelhecidas pelo menos durante 5 anos antes do Habano ser torcido, qualificado com esta categoria. Identificam-se por um selo externo na caixa e uma segunda cinta em cada Habano de cor negra e dourada.
HABANOS: Denominación de Origen Protegida (D.O.P.) ou Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) reservada para uma selecção das mais proeminentes marcas cujos tabacos são confeccionados seguindo as mais rigorosas normas a partir de folhas de tabaco, semeadas em zonas determinadas, também protegidas com denominação de origem. Todos processos agrícolas e de fábrica têm que superar estritos controlos pré-estabelecidos pelo Conselho Regulador de Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) Habanos para serem merecedores do apreciado título Habanos.
HABANOS s.a., CORPORAÇÃO: Companhia com sede em Havana que comercializa todas as marcas de Habanos a nível mundial, propriedade em partes iguais do estado cubano e da britânica Imperial Tabacco.
HABANOSOMMELIER: É a pessoa que dentro de cada restaurante garante o serviço dos Habanos, seja degustado sozinho ou por recomendação em conjunto com pratos, licores, cafés, infusões ou chocolates. É organizado um concurso Internacional no Festival del Habano, anualmente, para encontrar o melhor Habanosommelier.
HABILITACIONES (HABILITAÇÕES): Decorações utilizadas para enfeitar as tradicionais caixas dos Habanos.
HECHO EN CUBA: Feito em cuba
INSTITUTO DE INVESTIGACIONES DEL TABACO (INSTITUTO DE INVESTIGAÇÕES DO TABACO): Órgão que controla as sementes usadas pelos vegueros ou cultivadores, assim como executa a tarefa de investigação de melhoramento das mesmas sementes por método natural de cruzamento e selecção. Membro do Conselho Regulador da Denominação de Origem Protegida Habanos.
LA CASA DEL HABANO: LA CASA DEL HABANO é o nome da cadeia de lojas franchisadas pela firma Habanos S.A.. Existem mais de 140 lojas nos 5 continentes. Para conhecer a lista completa por favor consulte o sítio web do franchisado: www.lacasadelhabano.com.
LECTOR: Leitor que entretém os torcedores enquanto trabalham
LIGADOR: Pessoa que realiza as misturas ou ligadas de tabaco das diferentes vitolas e marcas.
LIGERO: Um dos tempos das folhas de tripa. Embora a palavra sugira algo ligeiro, é usada para descrever as folhas que são apanhadas da parte superior da planta e que têm maior fortaleza. Pelo que, regra geral, são de tonalidade mais escura. Fortaleza 3.
MADURO: Descrição de uma capa de cor castanha muito escura que cobre um charuto concluído.
MANOJO: União de 4 gavillas.
MECANIZADO (Maquinado): Ver Tabaco Mecanizado.
MEDIA RUEDA: Nome dado aos maços de 50 charutos.
MEDIO TIEMPO: Um dos tiempos ou fortalezas das folhas de tripa. Faz referência às folhas de maior força que se encontram unicamente entre as 2 folhas superiores da planta de tabaco de sol. Muito rara. Fortaleza 4.
MINI RODERO: Também chamado Cajuela. Recipiente de madeira em que se colocam os charutos elaborados por cada torcedor na fábrica, antes de serem colocados em roderos para serem levados para o departamento de controlo de qualidade para revisão e outros processos de fábrica
MOJA (MOLHA): Processo de humidificação das folhas de tabaco cada vez que estas o necessitem.
PACAS: Nome dado às embalagens onde são envelhecidas as folhas de tripa e de capote (cultivadas a pleno sol).
PAREJO: charuto com partes paralelas, rectas.
PERILLA (CABEÇA): Parte do charuto que se leva à boca, por onde se corta. É a parte sobre a qual se monta a tampa (ou gorro, no original).
PINAR DEL RÍO: Nome da província onde se encontram as mais importantes zonas de cultivo na parte ocidental de Cuba, que é também o nome da capital provincial. É uma Denominação de Origem Protegida.
REMEDIOS: A mais antiga região produtora de tabaco de Cuba, também protegida como Denominação de Origem. É fonte das folhas para a marca de Habanos José L .Piedra.
RESERVA: Habanos nos quais as folhas de tripa, capote e capa, que foram envelhecidas pelo menos durante 3 anos antes do Habano ser torcido, qualificado com esta categoria. São identificados por um selo externo na caixa e por uma segunda cinta em cada Habano de cor negra e prateada.
REZAGADO: Classificação final da capa.
RODERO: Grande recipiente de madeira onde são transportadas as caixas cheias de Habanos para serem levados para o controlo de qualidade e continuar o seu fluxo dentro do processo produtivo na fábrica.
SAN JUAN Y MARTÍNEZ: Pequena povoação famosa de Vuelta Abajo que dá nome a um distrito tabaqueiro e é Denominação de Origem. Goza de uma particular reputação pelo cultivo das folhas de tripa e de capote.
SAN LUIS: Pequena povoação situada no epicentro da cultura tabaqueira de Cuba, conhecida principalmente pelo cultivo de folhas de capa, como distrito tabaqueiro da zona de Vuelta Abajo, goza de Denominação de Origem Protegida.
SECO: Um dos tiempos das folhas de tripa. Diz respeito às folhas de fortaleza média que se recolhem na parte central da planta, com grande incidência no aroma do Habano. Fortaleza 2.
SEMI VUELTA: Zona situada dentro da Região de Pinar del Río que não é Vuelta Abajo. É conhecida essencialmente pelo cultivo de folhas de capote e de tripa para os Habanos de Tripa corta e pela produção de sementes para todo o tipo de Habanos.
TABACO: Único componente dos Habanos. Palavra que em Cuba também significa “puro”, charuto, no original.
TABACO DE SOL: Termo usado para descrever o método de cultivo, a céu aberto, para o tabaco destinado a tripa e capote.
TABACO MECANIZADO (Maquinado): Charutos feitos com a ajuda de máquinas. Não são Habanos.
TABACO NEGRO CUBANO: Planta de tabaco autóctone descoberta na ilha por Cristóvão Colombo.
TABACUBA: Corporação cubana que administra todo o que é relativo aos aspectos agrícolas e fabris do tabaco cubano.
TABLA (TÁBUA): Madeira sobre a qual os Torcedores confeccionam os Habanos.
TAPADO: Termo usado para descrever o método de cultivo de tabaco que cresce sobre uma tela. Destinado às capas.
TERCIO: Embalagens confeccionadas com yagua (ver no glossário o termo) onde são envelhecidas as folhas destinadas à capa.
TIEMPOS: Equivale à fortaleza. Classificação das diferentes folhas de tripa requeridas para combinar no momento de realizar a mistura ou ligada do Habano.
TORCEDOR(A): especialista da fábrica de Tabaco, que enrola ou torce as folhas de tabaco com as mãos e as transforma num Habano.
TOTALMENTE A MANO (TOTALMENTE À MÃO): Descrição usada em Havana para estabelecer uma diferenciação entre os métodos cubanos de confeccionar Habanos à mão (totalmente manuais) e as técnicas semi-mecanizadas utilizadas noutros locais.
TRIPA: É o coração de um Habano, que contém as diferentes forças que formam a mistura ou ligada e que determinam em grande parte o seu sabor.
TRIPA CORTA: Folhas de tabaco cortadas ou fragmentadas, por vezes também denominadas de picadura.
TRIPA LARGA: Folhas completas do tabaco.
VEGAS DE PRIMERA: Classificação que é atribuída às melhores terras situadas nas regiões tabaqueiras cubanas, que contam com a aprovação do Instituto de Investigações do Tabaco, nas quais é cultivado o tabaco que se utiliza no fabrico dos Habanos.
VEGUERO: Nome pelo qual é conhecido um agricultor que cultiva o tabaco, em Cuba.
VITOLA: Palavra com muitos significados. Em Cuba refere-se ao tamanho e formato de um Habano: vitola de galera – nome do formato em fábrica. vitola de salida – nome comercial. Também é um tamanho particular de Habano dentro de um tipo de embalagem. Em Espanha chama-se assim a cinta do Habano (vitolfilia é o coleccionar cintas de charutos).
VOLADO: Um dos tiempos das folhas de tripa. Esta palavra descreve as folhas com menor fortaleza. São recolhidas da parte inferior da planta. Muito importantes para uma boa combustão do charuto.
VUELTA ABAJO: A melhor terra do mundo para cultivar tabaco. Vuelta Abajo é a principal fonte do tabaco utilizado na confecção dos Habanos. Além do mais, é a única zona que produz todos os tipos de folha: capas, tripa e capote. Todo o tabaco para a tripa e capote para os Habanos de Tripa Larga provém desta privilegiada zona.É Denominação de Origem Protegida.
VUELTA ARRIBA: Região tabaqueira da parte oriental de Cuba. Foi em Bariay, na parte mais oriental desta região, onde desembarcou Cristóvão Colombo em 1492 e descobriu o tabaco cubano. Ainda hoje é aqui cultivado tabaco, embora não para a produção de Habanos. É Denominação de Origem Protegida.
YAGUA: A parte solta da casca da Palma Real, árvore nacional de Cuba, que é usada para formar os tercios onde são envelhecidas as folhas de capa.
ZAFADO: Consiste em retirar as folhas dos cujes para serem agrupadas em forma de gavilla.
